terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

# Artigos # Educação

Estudar: opção ou obrigação?



Estudar é a palavra que mais nos acompanha ao longo do nosso crescimento. Quando somos adolescentes nem sempre a valorizamos, mas quando crescemos somos os primeiros a inseri-la no vocabulário dos nossos filhos.
A verdade é que, desde muito cedo, somos aconselhados a estudar. Segundo os nossos pais, quanto mais estudarmos melhor será o nosso futuro. Vamos crescendo e vamos lutando por alcançar todos os nossos objetivos. Mas até que ponto esses são, realmente, objetivos nossos? E até que ponto a pressão do estudo não traz consequências negativas? Todos os pais querem o melhor para os seus filhos e os estudos estão, sem dúvida, no topo da lista de prioridades. Alguns planeiam colocar os filhos nas melhores escolas mesmo antes destes nascerem, o que mostra a relevância que é dada a esta questão. Mas porque é que isto acontece?
Estudar é cada vez mais importante e é essencial transmitir esta importância aos mais novos. No entanto, não são raros os casos em que esta pressão causa ansiedade, nervosismo e até mesmo sofrimento. A pressão de ter boas notas aliada ao pensamento do que será o futuro causa, muitas vezes, ansiedade nos jovens e, consequentemente, um sofrimento que pode ter consequências irreversíveis. Na maior parte das vezes não nos apercebemos que o incentivo em excesso pode realmente afetar o psicológico de um jovem que se esforça todos os dias para ter o melhor desempenho possível nos estudos. Estudar traz benefícios mas quando atinge grandes níveis de stress pode causar perda de peso, insónias e até mesmo depressões. Por isso, e para que este seja um hábito saudável, é necessário estar atento a todos os sinais, o que não impede que continuemos a motivar os jovens a estudar.
Neste sentido, a questão que se coloca é “como motivar sem gerar demasiada pressão?”. A resposta pode ser mais simples do que pensamos: não exigir mais do que a outra pessoa pode dar; não querer que entre em competição com os outros, mas consigo mesmo; não obrigar a seguir o “melhor” caminho, mas o caminho que o faz feliz. Se entendermos que somos mais eficazes quando fazemos o que mais gostamos, vamos saber transmitir esses valores às gerações futuras. Com a paixão e sem a pressão de “ter de fazer de determinada forma”, os resultados serão mais positivos e o desempenho cada vez mais produtivo.

Artigo publicado em Repórter Sombra.


6 comentários:

  1. É importante incentivar os mais novos a estudar. E mostrar-lhes as vantagens que os estudos podem trazer. No entanto, também acho fundamental que não se crie uma pressão negativa em torno do assunto, porque o mais provável é ter o efeito contrário ao desejado.
    Excelente texto!

    r: Muito obrigada, minha querida *.*

    ResponderEliminar
  2. Acho que devemos estudar mesmo porque é algo que nós queremos, porque temos um futuro planeado e faz parte dos nossos objetivos acabar um curso, ter ensino.
    E se estivermos a fazer algo que realmente gostamos, não custa tanto!

    ResponderEliminar
  3. é bom a incentivar mas não colar lhes pressão em cima
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Love this post! I agree with passion and love everything flows easily!

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)