quarta-feira, 26 de julho de 2017

# Alimentação # Artigos

Nós, a comida e o instagram


As redes sociais podem ser bastante viciantes. Quando damos por nós já postamos tudo sobre nós e revelamos alguns segredos que talvez não quiséssemos revelar.
O instagram é uma das redes sociais mais usadas no que diz respeito à partilha de fotografias. Partilhamos tudo, desde selfies sorridentes a pratos de comida saborosos. A questão que se coloca quando ponderamos acerca do que partilhamos numa rede social como o instagram é “de que forma isso molda a imagem e a relação que temos com nós mesmos?”. A verdade é que, nas redes sociais, todos parecemos felizes. Todos temos a vida perfeita, comemos os melhores petiscos e visitamos os melhores lugares. Mas não será que por trás de cada fotografia existe um coração partido à procura de algo que o motive a continuar a bater? E no que diz respeito à comida, não será que a forma como construímos a relação instagram-comida pode ser prejudicial para a nossa saúde?
A verdade é que um prato bonito resulta sempre numa boa foto. Mas a situação agrava-se quando a prioridade deixa de ser a comida e o que satisfaz o nosso corpo e passa a ser o prato ideal para a foto do instagram. Infelizmente, nem toda a gente consegue controlar o vício por esta (e tantas outras) rede social e há quem chegue mesmo a perder-se de uma forma quase assustadora. Assim, o instagram acaba por tornar-se um meio capaz de influenciar a nossa alimentação e, consequentemente, a nossa saúde. Importam as fotos bonitas, os pratos mais saborosos e o número de likes que estes vão alcançar. E assim se esquecem as calorias, os açúcares, as proteínas e o quão prejudiciais se tornam para a nossa saúde. É como se estas pessoas se esquecessem delas mesmas em prol do que é mais benéfico para o “melhor instagram”.
Desta forma, é visível que não é fácil combater um vício. E um vício prejudicial à nossa saúde não é só o tabaco ou o álcool. Uma coisa tão simples como uma rede social pode causar graves danos no nosso corpo se não soubermos utilizá-la da melhor forma. E, pensando em tudo isto, a questão que fica no ar é “será justo condicionarmos aquilo que queremos ser em prol daquilo que uma rede social quer que sejamos?”

Publicado em Repórter Sombra

12 comentários:

  1. É um assunto bastante pertinente! E ainda há pouco acabei de ver um vídeo que vai um pouco ao encontro deste tema. Acho que é crucial sermos equilibrados e não usarmos as redes sociais para colmatar qualquer falta, qualquer vazio, que sintamos. Particularmente, adoro o instagram, porque me permite fazer algo que adoro: fotografar. E, depois, partilhar momentos que me significaram de alguma forma. Agora, há ali um limite que tento não ultrapassar: gerir a minha vida em torno desta rede social (nem desta, nem de qualquer outra).

    r: Muito obrigada, minha querida *.*

    ResponderEliminar
  2. I am also guilty of taking pictures of my food before eating!

    Madame X
    The Flower Duet

    ResponderEliminar
  3. Vivemos no mundo virtual Cátia, em que tudo e todos fazem trinta por uma linha para parecer que a vida está um amor de rosas etc etc, mostrar corpos esculturais e fazer daquilo um objetivo, comida gourmet e quem não o faz, parece que fica de parte... isto é sintomático, principalmente da nossa geração para baixo.
    Sinceramente, ando a usar o meu para mostrar um hobbie novo, a fotografia e vá, algumas coisas que podem ter interesse, sem estar dependente da coisa.
    Beijinhos
    https://escritalhadaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu publico imensa coisa, confesso. Mas por gosto à fotografia e porque adoro ir ver imagens antigas e recordar momentos. É uma sensação incrível porque sinto que, no momento em que tirei aquelas fotografias, fui feliz.

      Eliminar
  4. É um assunto bastante pertinente! Obrigada por partilhares!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  5. nunca tinha pensado nisto desta forma mas faz algum sentido o que ainda me deixa mais triste
    ainda bem que isso não me afeta porque muito raramente ponho fotos de comida nas redes sociais, prefiro mesmo comê-la ahaha
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post, sem dúvida que é um assunto interessante.
    Gostei muito do blog, segui :)

    https://you-look-amazing.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)