quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

# Artigos # Capazes

A minha Professora de Português

Enganam-se aqueles que não acreditam que um aluno pode ter uma excelente relação com um professor. Sou a prova viva de que é possível vermos num professor um amigo para a vida, alguém que vamos guardar sempre no coração.
Estou no terceiro ano da faculdade e, como tal, passei por aquela fase dolorosa de deixar o ensino secundário para trás e ir viver e estudar para uma cidade completamente desconhecida. Os primeiros meses foram terríveis. Chorava todos os dias com saudades de casa e das pessoas que fizeram parte da minha vida durante anos. Tive de começar tudo de novo. Novos colegas, novos amigos, novos professores… Tanta novidade assustou-me! E no meio de tanta coisa nova, senti falta da minha antiga escola. Senti falta de ser uma adolescente no ensino secundário. Mas acima de tudo, senti falta da relação que tinha com alguns professores. O problema de começarmos tudo do zero é a incerteza. Não sabemos se vamos ser bem aceites pelos outros e se vão gostar de nós. Os professores não sabem os nossos nomes porque somos imensos e começamos a sentir saudades daqueles que, não só sabiam os nossos nomes, como estavam sempre disponíveis para nós. Durante estes três anos, foram muitas as lágrimas que deixei cair. Muitas delas com saudades daquela que começou por ser a minha professora de francês e acabou sendo a minha professora de português. Aquela que me ouvia quando eu precisava e que sempre acreditou em mim, independentemente de tudo. Aquela que me chamava “minha menina” e me tratava como se eu fosse importante para ela. Porque no coração dela havia um lugar especial para “os seus meninos”. Os alunos que ela tanto adorava. A professora que me abraçou e me beijou quando percebeu que eu tinha conseguido entrar no curso que queria. A prova de que os professores não são “bichos papões” que só sabem pôr-nos de castigo. A prova de que os professores também sentem e conseguem fazer os alunos sentirem-se em casa. Sim, porque com a minha professora de português, eu sentia-me em casa. Sentia-me acompanhada e sentia-me capaz de tudo. E se hoje eu estou onde estou, em parte o devo a ela. Porque nos momentos de maior dor, foi a ela que fui buscar forças. À mulher incrível que nunca me deixou ir abaixo, que tinha sempre um sorriso amoroso para dar e um abraço apertado à minha espera quando eu precisava.
Durante meses, não vi a minha professora. Durante meses, senti a sua falta. Os professores novos deixavam-me cair na tristeza, afinal, não era a mesma coisa. Já não havia aquela preocupação e eu passei a viver na correria do “desenrasca-te e é se queres”. E chegava a casa e chorava horas e horas a fio porque sentia falta de uma professora que conseguisse ser exigente e doce ao mesmo tempo. Sentia falta de ser tratada como o ser humano que sou. Sentia falta de ser a Cátia e não só mais uma aluna no meio de centenas. Porque na minha aula de português, eu tinha um nome. Porque na minha aula de português, eu sentia-me feliz. E chegar a casa depois de um dia de aulas doloroso e lembrar-me disso, deixava-me triste. No ano passado, voltei a ver a minha querida professora de português e posso dizer que soube melhor do que qualquer diploma ou noite académica. Voltei a sentir que sou a Cátia. Voltei a rever aquela que é a minha inspiração para ser uma pessoa forte todos os dias. E as lágrimas não caíram na hora em que a abracei mas caíram quando cheguei a casa e percebi que há pessoas que nunca vão sair do nosso coração, por mais longe que estejamos.
No ensino secundário, foram muitos os professores que me marcaram e foram ainda mais as saudades que ficaram. Mas nada se compara à minha professora de português. Aquela de quem já todos os meus amigos em Coimbra ouviram falar. Aquela que, sem saber, todos os dias me dá força para lutar pelos meus sonhos e ser feliz. Porque um professor deve ser isso mesmo: alguém que, para além de te transmitir conhecimento, te motiva a seres alguém melhor todos os dias.
Publicado em Capazes.

1 comentário:

  1. Percebo-te lindamente pois também tive uma professora de Francês/Diretora de turma assim e ainda hoje, já passado cinco anos continua a ser a 'minha DT' e eu a 'sua menina' e é tão bom ter pessoas assim na nossa vida!

    Beijocas, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)