quarta-feira, 22 de junho de 2016

# Atualidade # CMTV

A atitude de Ronaldo

Não sou fã do Cristiano Ronaldo. Aliás, sendo completamente sincera, é um jogador que não me diz nada, É considerado o melhor jogador do mundo e tem todo o seu mérito por isso mas, para mim, nunca foi o melhor. Apesar disto, sei reconhecer que se o Ronaldo tem este título por algum motivo será. Mas opiniões serão sempre opiniões, certo? E se todos temos direito a opinar, eu também tenho a minha opinião acerca do acontecimento com a CMTV.
Em primeiro lugar, estou longe de perceber porque é que o microfone atirado ao lago pelo Cristiano Ronaldo tem de ser abertura de um Telejornal. Mas bem, se o facto do Cristiano fazer as suas necessidades básicas no meio da rua aparece nas notícias já nada me surpreende.
Em segundo lugar, nenhum jogador é obrigado a responder a qualquer questão colocada por quem quer que seja, é para isso que existe a liberdade de expressão, para nos expressarmos quando e como quisermos. O Ronaldo, o Renato, o João, o Quaresma, nenhum deles é obrigado a responder se não quiser, muito menos a alguém da CMTV que, de jornalismo propriamente dito, pratica zero. A questão do suposto jornalista não tinha maldade nenhuma? Para nós, talvez não. Para o Cristiano, humilhado depois do último jogo, talvez sim.
Não condeno, de forma alguma, a atitude do Ronaldo. Sou das pessoas mais calmas que podem existir e, no entanto, no lugar dele faria exatamente o mesmo... ou pior! Cada um tem o seu ponto de vista, mas não será errado condenar um ser humano por uma atitude que teve de cabeça quente só porque é jogador e "deve comportar-se"? Ter sonhos e realizá-los não significa que tenhamos de nos sujeitar a tudo o que o nosso sonho exige. O Cristiano já foi inúmeras vezes vítima da CMTV e de um suposto "jornalismo" que muitas vezes o transformou numa besta por culpa da sua vida pessoal. O Cristiano é o melhor do mundo? Sim. Representa Portugal? Sim. Mas isso não dá o direito a ninguém de invadir a sua vida pessoal, de discutir com quantas mulheres foi para a cama ou quanto dinheiro ele gasta em festas. A vida é dele e o dinheiro também. E se pensam que esta atitude veio manchar a imagem de Portugal, estão enganados. O que se viu foi um HUMANO a perder a cabeça depois de tanto aguentar. Como qualquer um de nós. E o facto de representar um país não exige que ele não perca a cabeça às vezes ou, pelo menos, não devia exigir. Afinal de contas, quantos de vocês o criticaram depois de falhar um golo?  Quantos o consideram besta hoje e bestial amanhã? Porque razão ele há-de controlar o seu temperamento por pessoas que dizem ser fãs dele e que, no final de contas, só falam porque estão sentadas num sofá a ver um jogo e a criticar aquilo que não sabem fazer. Eu cá acho que só erra quem tenta e quem sabe. Se ele não fosse realmente bom, não estaria onde está. E ele não envergonhou Portugal ao atirar um microfone para um lago, quem rouba o país é que o envergonha! E sabem que mais? Sempre que vão lá fora e dizem que são de Portugal, toda a gente responde "Ronaldo"! Portugal é, em parte, reconhecido por causa do Ronaldo. Por isso, se ele quisesse envergonhar o país, teria todo o direito de o fazer porque já o levou a todos os cantos do mundo. Mais do que muita gente que o critica e não mexe um dedo para fazer Portugal andar para a frente. 
Não julguem o Cristiano por uma atitude que muita gente teria porque levar com a pressão de um país em cima não é fácil. Não é fácil ser bestial num dia e besta no outro. Ter dinheiro não significa que não ligue ao que pensam dele e que se estejam a borrifar. Ninguém gosta de ser criticado. E não digo isto para o defender porque, como já disse, não gosto do Cristiano. Nem como jogador, nem de forma nenhuma. Acho absurdo a Seleção Portuguesa ser o "Ronaldo" quando uma equipa se faz com 11 jogadores. No entanto, e mesmo não gostando dele, tenho de ser imparcial quando se trata de formar uma opinião sobre uma determinada atitude dele. E não é por não gostar dele que vou dizer que ele foi um cabrão neste episódio porque, na minha opinião, não foi. Pode não ter sido a atitude mais correta -porque não foi-, mas foi fruto da pressão que já está nele há imenso tempo. E ninguém o pode julgar por isso. 
Antes de o criticares, a ele ou a qualquer outra pessoa, lembra-te da quantidade de atitudes estúpidas que já tiveste até hoje. Sabes porque é que as tiveste? Porque és humano. E não faças os outros não o serem só porque não concordas com determinada atitude que tiveram. Não faças o Ronaldo não ser humano só porque não gostaste da atitude. Esforça-te por compreender, assim como as pessoas que te rodeiam se esforçam para te compreender a ti.

11 comentários:

  1. Adorei!Escreveste bem e na minha opinião tens razão em tudo que disseste! Obrigada por exprimires as tuas ideias tão bem formadas e por conseguires manter a tua opinião pessoal sobre ele um pouco "afastada", isto sim é profissionalismo e jornalismo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada pelo teu comentário!
      Acho que toda a gente devia deixar os seus gostos e "ódios" de parte quando se trata de dar uma opinião sobre determinado assunto.
      Um grande beijinhoooooo :)

      Eliminar
  2. Gosto de ver futebol mas os jogos da selecção deixam muito a desejar nestes últimos anos. Vibrei no Euro 2994, chorei quando perderam a final. Desde aí, não me diz grande coisa.
    Falta qualquer coisa na equipa e não é apenas sorte. Mas também, jogar em equipa.
    Há livres, o Ronaldo "marca".
    Há penaltis, chama-se o Ronaldo.
    Eu não gosto dele, nem como pessoa nem como jogador. É a minha opinião. Se hoje marcou 2 golos pela selecção, ótimo, aleluia que fez algo de jeito no Euro 2016!
    Mas há muitos jogadores que nem chance de entrar em campo têm...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou adepta da Seleção, confesso. Mas acompanho os jogos exatamente por não ser adepta. A Seleção confirma a falta de amor que eu sinto por ela. Parece que vai perdendo a força conforme os anos passam e que não há amor à camisola em campo. Tenho pena que assim seja e, como referi em cima, acho que se deposita demasiada pressão em cima do Ronaldo por ser o melhor do mundo. Em campo são 11 e não apenas 1.
      Beijinho :)

      Eliminar
  3. Gostei imenso de ler este post. Concordo contigo, não podemos ignorar que o Cristiano, embora seja um símbolo do país, seja também um humano e não uma máquina pragramada para marcar golos, sorrir e tirar selfies. Por vezes as pessoas esquecem-se que por detrás de uma personalidade pública, existe alguém com sentimentos, alguém que nem todos os dias acorda bem disposta, que tem problemas como todos nós, alguém humano. Se teve necessidade de deitar tudo para fora naquele momento, que assim seja. Eu não o condeno, tenho a certeza que foi provavelmente a gota de água e a necessidade de extravasar. Não foi correcta mas se fossemos nós provavelmente teríamos uma atitude ainda pior.
    Eu, ao contrário de ti, gosto bastante do Cristiano. Não gosto que seja o centro da selecção nem de todo o aparato que os media têm criado à sua volta, mas isso não é culpa dele mas sim dos jornalistas, treinadores de bancada, que teimam em falar muitas vezes do que não sabem.
    Gostei muita que a tua opinião não afectasse o teu julgamento em relação a ele e acho que vais mesmo no bom caminho para te tornares uma excelente jornalista. Para mim, a maior qualidade de um jornalista é mesmo conseguir ser imparcial :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem imaginas o sorriso com que li o teu comentário!
      Muito obrigada pelas tuas palavras. Disseste tudo em poucas palavras!
      Concordo com tudo o que disseste mesmo não gostando do Cristiano. Se há alguém que não tem culpa de nada, esse alguém é ele!
      Um grande beijinho :)

      Eliminar
  4. só soube o que aconteceu agora ao chegar a casa mas concordo totalmente contigo..
    beijinho
    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  5. Atenção que o Cristiano Ronaldo não tem o título do melhor do mundo.
    O título de melhor do mundo ( Bola de Ouro FIFA) pertence a Messi neste momento.

    Continuação de bons textos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu quis referir-me aos portugueses e à opinião geral. Mas obrigada por referires isso :)
      Beijinho!

      Eliminar
  6. Não gosto dele, nisso estamos de acordo e de facto ele também é um ser Humano, coisa que muita pouca gente percebe..

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)