sábado, 13 de junho de 2015

# Carlos Gaudi # Entrevista

«Espero motivar pessoas, criar uma linguagem nova a nível de malabares e movimento de corpo.»


Carlos Gaudêncio é um jovem de 23 anos, natural de Lisboa. O que o distingue é o seu talento para as artes circenses e a forma como se dedica de corpo e alma àquilo que o faz feliz: a arte.
Esta semana o blogue Viagens pelo Mundo teve a oportunidade de conversar com Carlos e ficar a conhecer um bocadinho mais acerca do universo das artes circenses.




Com que idade percebeste que tinhas talento para as artes circenses?
Há cerca de dois anos, mas é um facto que disputo todos os dias com esforço e vontade.

De onde surgiu o teu gosto pelo malabarismo com arcos?
Foi tão sinergético que não tenho uma lembrança concreta. Sei que comecei a brincar com eles e como não era tão bom a imitar como era a criar, comecei a "brincriar" e deu nisto.


Carlos Gaudêncio
Como foste parar ao Chapitô?
Foi um acaso autêntico em que encontrei uma antiga colega de escola à porta da estação do Rossio que estava atrasada para os ensaios no Chapitô. Acompanhei-a com mais um amigo meu e apaixonei-me completamente!

Antes de enveredares por este caminho já tinhas tido contacto direto com o mundo das artes?
Muito pouco. O mundo das artes nunca esteve muito presente mas numa circunstância ou outra, agora olhando para trás, reparo que sempre me tentou puxar ocasionalmente sobre que pretexto em que foi.

Este ano, Carlos Gaudi-como é conhecido-, decidiu participar no programa Got Talent Portugal, na RTP1. Este programa permitiu-lhe mostrar aos portugueses o seu talento e o que são, na realidade, as artes circenses. Apesar de não ter sido o vencedor, este conseguiu chegar à final do concurso televisivo com números surpreendentes que arrancaram muitos elogios por parte dos quatro jurados (Sofia Escobar, Pedro Tochas, Manuel Moura dos Santos e Rui Massena).


Carlos Gaudêncio na primeira gala do programa da RTP1


O que te levou a participar no programa Got Talent Portugal?
Uns amigos a insistirem e uma curiosidade dormente de me pôr à prova daquele modo e ver a reação, da minha participação, nas pessoas.

Qual foi o comentário dos jurados que mais te tocou?
Ui, difícil dizer. Levei o comentário dos jurados em consideração, de todos eles e de modo muito cauteloso, logo, a minha apreciação das suas mensagens foi igual, a meu ver. Houve a sensibilidade empática da Sofia, a apreciação requintada do experiente Rui, a consideração do meu conterrâneo Pedro e a assertividade humana do Manuel que foram chaves no meu desenvolvimento no programa.

O que sentiste quando foste eleito um dos finalistas do programa?
Senti-me mesmo muito bem, foi incrível a noção imediata de que milhares de pessoas votaram em mim e se moveram com o que fiz. Nunca pensei lá chegar mas num verdadeiro país que nutre a arte, num programa de talentos, talvez por isso tenha chegado, por ter tido mais consideração pela relevância que as pessoas dão à arte nacional que aquela que de facto existe.

Gaudi na final do programa Got Talent Portugal

Para finalizar, o que esperas do futuro a nível artístico?
Espero motivar pessoas, criar uma linguagem nova a nível de malabares e movimento de corpo. Criar um legado que cresça no leito de muito amor, fé e claro, trabalho árduo para demonstrar o exemplo. Ser escutado e não censurado ou limitado, assim como ser valorizado e não negado e ignorado.




Resta-me agradecer ao Carlos por ter aceite responder às minhas questões e pela disponibilidade que sempre teve. 
Deixo-vos o link do canal dele (aqui) para que possam acompanhar o seu trabalho e darem valor às artes e aos artistas portugueses que bem merecem. 



2 comentários:

  1. Eish! A última resposta está fantástica!
    Parabéns Carlos Gaudi!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi a resposta que mais me tocou!
      Obrigada pelo comentário colega :)

      Eliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)