sexta-feira, 15 de maio de 2015

# criminalidade

Opinião: Jovem de 17 anos detido por assassinato

Sinceramente não tenho muito a dizer sobre este assunto a não ser que é das coisas mais horríveis que já ouvi. Apenas me senti na necessidade de escrever sobre isto porque estou cansada de chegar à internet e ver Constança's e Figueira da Foz em toda a parte quando um miúdo de 14 anos morreu de uma forma tão cruel.
Sim, sou cem por cento contra o bullying e também condeno e senti-me revoltada com aquilo que vi naquele vídeo mas já se torna um exagero tanto mediatismo em volta do mesmo. É verdade que aquilo que se passou foi péssimo, que os agressores daquele rapaz merecem ser castigados (tanto quem bateu como quem assistiu e nada fez) e que todos sentimos vontade de os insultar quando vimos aquele vídeo mas já chega. Chega de montagens, insultos e vídeos de gozo para com aqueles adolescentes que não sabem nada sobre a vida ainda. Foquem-se antes neste rapaz de 14 anos que morreu tão jovem e de uma forma tão dolorosa. Ele sim, merece palavras e atenção nas redes sociais. 
Como já referi, não tenho muito a dizer sobre isto. Só que tenho pena, muita pena. Pena que o mundo se tenha transformado nisto, um mundo onde a violência cada vez mais atinge os jovens desde muito cedo. Posto isto, pergunto-me "Se com esta idade já matam a pleno sangue frio, o que farão quando se tornarem adultos?" É isto que nos reserva o futuro? A criminalidade nos jovens cada vez mais é uma constante e, a verdade, é que esses mesmos jovens vão ser os adultos do futuro. Adultos que vão ter filhos e que não vão ter valores para lhes ensinar porque eles mesmos não têm valores ou escrúpulos. Sim, porque uma pessoa que espanca outra até à morte não pode ter escrúpulos nem sentimentos. Como é possível alguém conseguir espancar uma outra pessoa e vê-la morrer aos poucos e não sentir nada? Isto não é nem pode ser humano. Como é que se consegue arrastar um corpo morto, ver as marcas no chão e não sentir horror de si mesmo por um ato tão horrível? A verdade é que, tanto neste caso específico como em tantos outros, não foi só uma morte a consequência desta desumanidade. Foi também a dor causada aos familiares que perderam alguém importante para eles, alguém que nunca mais vão conseguir recuperar. E acredito que a dor seja maior quando se trata de um assassinato porque quem cá fica não pode culpar a vida ou uma doença pela morte do seu ente querido pois a causa de morte tem um nome. É por culpa de um "alguém" que esta mãe perdeu o seu filho e que nunca mais vai poder fazer coisas tão simples como acordá-lo com um bom dia ou chamá-lo à atenção por ter chegado atrasado à escola. Por culpa deste alguém, uma mãe ficou sem uma parte de si que nunca mais vai conseguir recuperar. Por culpa deste alguém, uma mãe vai chorar por não ter o seu filho presente fisicamente no dia da mãe ou por não poder saber se os seus netos se iriam parecer com o pai. Tudo isto por culpa de um "alguém" que ao cometer um ato destes se tornou em "ninguém".
Para finalizar o que penso sobre este assunto só posso mesmo dizer que sim, também sei o quanto a adolescência pode ser complicada, mas nunca nos devemos esquecer que a vida é uma dádiva e que, por mais problemas que tenhamos com outrem, não temos nem nunca teremos o direito de tirar a vida a ninguém. Nenhum motivo o justifica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)