terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia do Jornalista






Hoje é o dia do Jornalista e, como tal, apesar das milhares de coisas que tenho para fazer, não poderia deixar de vir aqui escrever sobre este dia.
Na minha opinião o trabalho do jornalista deve ser valorizado ao máximo e tenho pena que nem toda a gente o faça. Desde que vim para Coimbra e entrei no curso, a maior parte das pessoas olha para mim de forma estranha quando digo que "estou em jornalismo", como se não fosse uma boa profissão para ninguém. Já ouvi testemunhos de estudantes que estavam num curso que não gostavam porque os pais não os deixaram seguir jornalismo, ou porque é para o desemprego, ou porque só trabalhas por cunhas, ou porque é muito perigoso, ou porque os jornalistas são todos uns chatos e blá blá blá. Mas não é assim, É claro que há os "jornalistas" e os JORNALISTAS, como em todos as profissões há quem exerça bem o que faz e quem, por outro lado, "manche" a imagem da profissão. Mas ser jornalista não é tirar um curso e andar atrás das pessoas o tempo todo a "chateá-las" como muitos pensam. Ser jornalista é informar, é gostar de estar informado, é correr perigos e gostar disso, é ter coragem e estar sempre pronto a viver novas aventuras e, acima de tudo, é transmitir a verdade. E ser jornalista não é tão fácil como muitas pessoas que eu conheço acham, dá trabalho sim. Nem todos podem ser bons jornalistas, pelo menos eu acredito nisso, e para seres realmente bom tens um percurso gigante pela frente, que não se adquire de um dia para o outro mas sim com treino e acima de tudo, muita paixão.Sim porque sem paixão nunca serás um bom jornalista porque quem não sente amor em correr riscos, em informar-se, em querer informar os outros nunca estará a 100% na profissão e ser jornalista não é uma profissão com horários definidos, tu não tens um expediente determinado, se és jornalista tens de o ser vinte e quatro sob vinte e quatro horas e, apesar do cansaço que por vezes sentirás, vais estar feliz ao máximo porque estás a fazer aquilo que amas.
É por isto que luto todos os dias, uma vez disseram-me que todos nascemos com um objetivo e o meu é este, é ser feliz a fazer aquilo que goste, custe o que custe, passe o tempo que passar e não me importa o que pensem ou digam, jornalismo vai ser sempre uma das profissões mais dignas que pode existir e eu vou sempre lutar por ela passe o tempo que passar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)